segunda-feira, 18 de abril de 2011

RAABE...

Tu quebrantaste a Raabe como se fora ferida de morte; salmo 89:10a

     Seremos didáticos no discernimento deste texto.
     A palavra quebrantar tem um significado, dentre outros, muito importante para o entendimento do nosso texto: subjugar. Subjugar é render-se, entregar-se, e isso mostra o estado em que Raabe se encontrava depois de saber quem eram os espias enviados por Josué. Raabe adquirira algumas informações sobre aqueles homens, ela sabia, por exemplo, que eles eram do povo que havia destruído o Faraó do Egito, havia passado o mar vermelho a pés enxutos, e outras maravilhas. A bíblia registra que Raabe perdeu a força, o ânimo, a alegria...Josué 2:9,10,11, em suma ela sabia que aqueles homens serviam ao Senhor, o Senhor Deus.O nome Raabe significa, segundo a língua hebraica, “meretriz”.
    
Podemos afirmar que Raabe é “tipo do pecador”, era uma pecadora inveterada até o dia em que conheceu o Senhor. Muitas vezes vivemos irresponsavelmente, sem ao menos nos preocuparmos com o nosso amanhã, nos preocuparmos com a nossa vida espiritual, de como estamos com Deus, nos prostituindo com esse mundo sujo e isso implica numa grande loucura, pois deveríamos primeiro nos preocupar com a nossa vida espiritual, de como estamos com Deus.
     Raabe teve um momento de excelência na sua vida, foi quando reconheceu que Jericó não poderia dar-lhe segurança, apesar de ser uma cidade muito segura, com homens fortes e valorosos na guerra, Jericó não poderia oferecer segurança a sua vida. Meus irmãos a grande benção nossa, é justamente quando reconhecemos que o mundo com seus valores materialistas, intelectuais, sociais, etc, não pode nos livrar da ira do Senhor nosso Deus. Um povo haveria de passar, Jericó seria destruída, Raabe entendeu tudo quando conversou com os espias, entendeu que Deus tinha um plano para o seu povo, e que Jericó não poderia impedir os intentos do Senhor. Meus irmãos o mundo não pode parar o plano de salvação de Deus, se alguém ainda está se escondendo em Jericó ( mundo ) deve ter a mesma atitude de Raabe, se render ao poder do nosso Deus, se humilhar diante de sua magnificência, de sua majestade. RAABE ficou quebrantada, se rendeu ao Senhor, pediu socorro, e é essa atitude que devemos ter , nos rendermos, clamarmos ao Senhor. Raabe ficou ferida de morte, ou seja, perdeu o vínculo com este mundo, precisamos fazer como ela todo dia. Morrer para o mundo se faz necessário nesta caminhada, o mundo não pode habitar as nossas mentes, os nossos corações, não pode comandar os nossos atos, o nosso falar; precisamos morrer para o mundo. Aquela mulher de pecadora que era, passou a fazer parte de um povo que estava em marcha. Estamos em marcha queridos, e não temos tempo pra discutirmos que igreja o outro faz parte, que bandeira o outro levanta, que língua o outro fala. Não, não temos tempo para discussões tolas. É hora de analizarmos... estamos dentre o povo que está em marcha para a eternidade? Ou será que estamos dentre aqueles que se escondem dentro dos muros de Jericó? REFLITAMOS...

A PAZ DE JESUS A TODOS.         


Um comentário: