quarta-feira, 20 de abril de 2011

ZAQUEU

E eis que havia ali um varão chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos, e era rico.Lucas 19:1 a 10

Vamos falar de três estágios da vida de Zaqueu.Três momentos que nos traz o exemplo do necessitado.

O primeiro passo de excelência de Zaqueu foi desejar conhecer Jesus com base naquilo que lhe havia chegado aos ouvidos, a bíblia diz que a fé vem pelo ouvir, e o ouvir da palavra de Deus. Certamente ele ouvira falar de Jesus, das suas maravilhas, das suas mensagens. Jesus era um personagem atípico naquele momento da história, estava escrevendo um novo capítulo na história da humanidade e isso chamou a atenção de Zaqueu. Tudo o que Jesus fazia era diferente do que se pregava ou mesmo existia naquele momento. Os gregos tinham a fama da filosofia, medicina, e outras ciências que eram de certa forma novidade naquele tempo, mas o que Jesus fazia era espetacular pelo fato de sua mensagem, seus atos serem simples, poderosos, e excedia o conhecimento da ciência. Estava acontecendo algo extraordinário na história e Zaqueu não queria ficar de fora. O primeiro ato de excelência de Zaqueu foi justamente querer, desejar, conhecer, a pessoa bendita do Senhor Jesus.
O segundo passo foi quando Zaqueu se depara com Jesus, e atônito, após Jesus ter dito o seu nome,  se rende. Isso é extremamente inusitado pelo fato de Zaqueu ser um homem de sociedade, bem posicionado para a época na sociedade, rico; jamais um rico se dobraria diante de uma pessoa que não tinha expressão social e econômica, Zaqueu se rendeu ao Senhor Jesus mostrando que reconhecia o poder que estava investido n'Ele por Deus, independentemente da classe social do Senhor Jesus . O seu segundo ato de excelência foi reconhecer a soberania do Senhor Jesus sobre as riquezas, posição social. 
O terceiro passo de excelência de Zaqueu, foi quando ele convida Jesus para entrar no seu lar. Isso também não acontecia naquela época, não era normal, os ricos, cobradores de impostos como Zaqueu eram mau vistos pela plebe, jamais existiria uma mistura destas classes. O rico não se misturava com pobre, o pobre por sua vez não se misturava com o rico.Jesus quebrou mais este paradigma, Ele quis mostrar que a sua igreja seria formada por pobres, ricos, e todos quantos quisessem ouvir a sua voz e guardar a sua palavra. 
Zaqueu nos mostra hoje que não podemos deixar de aproveitar a grande oportunidade da nossa vida, e esta oportunidade é desejar conhecer Jesus, o desejo vem primeiro, a palavra está sendo pregada, os sinais tem acontecido contrariando a ciência, pessoas tem sido curadas, libertas, uma mensagem está sendo pregada Jesus voltará, é hora de desejar Jesus, confessar os nossos pecados como aquele necessitado fez, e deixá-lo entrar na nossa vida, na nossa casa, no nosso coração.

A PAZ DE JESUS A TODOS!             

Nenhum comentário:

Postar um comentário