terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

A QUEDA E O PERDÃO

     Eu confio piamente na Bíblia, a palavra de Deus; vivo por ela, acredito na bondade de Deus – Deus é tão bom que me suporta, eu e você. Fazemos coisas todos os dias que negam a soberania e o poder de Deus sobre todos e todas as coisas, como diz o salmo 24.1. Exemplos claros são que nós somos intolerantes conosco, com o nosso próximo; alguns de nós chegamos ao ponto de tirar a vida dos outros e outros de tirar a própria vida, o pai não tolera nem ao menos o choro do seu bebê, a mãe não tolera mais o marido que deixa a toalha molhada sobre a cama do casal e pede divórcio, e por aí vai... exemplos simples e corriqueiros mas que nos revelam a natureza impaciente e má do ser humano.
     E Deus? – Como fica nessa história Deus o criador de todas as coisas? O problema é que não estamos nem aí para os sentimentos do Todo Poderoso, Deus como nosso pai nos vê como filhos rebeldes, mal criados, nós chegamos a ser insuportáveis diante do Pai, e Ele continua nos amando, perdoando, abençoando, é assim que Deus fica – Deus nos ama! Ele é bom gente!!! Sim Gênesis capítulo 3 fala da queda do homem, revela o livre arbítrio dado desde o início ao homem por Deus, Deus não é ditador sempre nos deu a oportunidade de escolha nós escolhemos ser soberbos. A Bíblia diz que na viração do dia Deus estava ali para passear com o homem, isso não foi um ou dois dias, não, foram anos, com certeza o Senhor dizia ao homem não coma da árvore do bem e do mal porque as conseqüências são letais. O que nos contraria é que nós somos desse jeito muitas vezes, o Senhor nos alerta de perigos e nós achamos que nunca vai acontecer conosco, não vigiamos e... sofremos as conseqüências, o perdão é dado pelo Senhor mas as conseqüências temos que assumir. Retomando, então o Senhor enquanto passeava pelo jardim com o homem alertava-o sobre o perigo de se ingerir aquele fruto, vamos deixar claro que não houve proibição da parte de Deus houve na verdade aconselhamento Deus não poderia ferir o livre arbítrio, mas um dia apareceu uma cobra endemoninhada e com uma cantada despertou aquilo que já estava latente no coração do homem, sim, a cobra não falou duas vezes. Quando disse que o homem seria como Deus o homem não exitou, não percebeu que já era igual a Deus, puro, pois não havia pecado, caiu na mentira da cobra, o diabo é o pai da mentira; o homem não se contentou em conhecer somente o bem, quis também o mal, não se importou com o que estava perdendo – vida eterna, a comunhão com Deus diária, não se preocupar, o Senhor provedor estava lá... e a coisa continua igual, quantas pessoas você conhece que já se colocou desta forma e até você mesmo, perdeu tudo com Deus por causa de uma cantada de cobra, satanás usa seus meios para ludibriar o homem, quantas cantadas de cobra você já rejeitou? Continue rejeitando, é a Palavra que nos dá sustentação, não podemos alimentar os nossos desejos, se alimentamos a carne ela será mais forte, mas se alimentamos o espírito o espírito será mais forte. A quem temos alimentado? Por alimentar a carne muitos estão caídos dentro das igrejas, insensíveis, insubordinados, pecadores, ociosos, mexeriqueiros. Há uma pergunta que não quer calar: - Onde estás? - Deus perguntando onde estamos na nossa caminhada com Ele, estamos com Ele ou sem Ele. Eva estava só quando caiu primeiro. Adão não estava com ela, estava distraída, distração não é bem vinda neste tempo precisamos estar juntos, no mesmo propósito, Cristo não arrebatará uma pessoa, mas uma igreja, se estás isolado é hora de rever conceitos, a cobra pode te cantar. Paz e Graça!     

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

ARREPENDIMENTO

     O texto de Lucas 11.29 a 32 é uma narrativa sobre a resistência daquela geração à mensagem redentora de Jesus, não se dava ouvidos à sua mensagem, chegaram a chamá-lo de Belzebú, de demônio, o que de fato gerou uma indignação da parte do Senhor quando responde a estes acintes com a passagem acima citada.
     A geração de Jonas, quem conhece a história sabe, foi tocada por uma mensagem de uma linha: “- Arrependei-vos, em quarenta dias essa cidade deixará de existir”. O povo de Nínive conseqüentemente acreditou e se arrependeu; Deus vendo o arrependimento do povo daquela cidade se arrependeu do juízo iminente favorecendo aquela cidade com o perdão. Isso nos mostra que mesmo que haja um juízo estabelecido por Deus ao nosso respeito por andarmos segundo o nosso querer, pecando e entristecendo ao Senhor há uma válvula de escape – o arrependimento.  
     O texto narrado por Jesus ainda menciona a rainha do Sul ou a rainha de “Sabá” que veio da sua terra longínqua para ouvir o rei Salomão e se converteu a Deus pela sabedoria que Deus havia dado a Salomão. Ambas as gerações se converteram, arrependeram, creram e foram perdoadas a ponto de serem tratadas aqui por Jesus como dos que irão julgar a geração contemporânea pecadora e incrédula que persiste em não se arrepender.
     Mediante a essas informações concluímos que vivemos num tempo em que a nossa geração é muito mais violenta contra a mensagem da cruz - os homens do passado creram na mensagem de profetas e homens de Deus e foram perdoados, entretanto vemos uma geração que ouve a voz de Deus através do Espírito Santo e faz pouco caso, ignorando a voz mansa e delicada do Senhor e vai após os seus interesses pecaminosos. Geração alienada por teologias diversas, pra todo gosto que dentro das suas conveniências usam o nome de Deus para interesses pessoais. Geração que como no tempo de Jesus continua chamando Jesus de Belzebú, isso porque a mensagem do Reino não satisfaz interesses pessoais e naturais, não aceitam serem confrontados - mas há um escape, arrependam-se, creiam em Jesus, convertam os vossos corações e verão o perdão e a graça de Deus se manifestarem em suas vidas. Esse é o sinal de Deus pra nós, que venhamos nos arrepender de quem somos, dos nossos pensamentos maus, das coisas depravadas do nosso íntimo e nos convertamos ao evangelho de Jesus Cristo o filho de Deus. Amém! Paz e Graça.     

      

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

                                                                    GERAÇÃO DE NOÉ

     Considerando o tempo em que vivemos, há uma perda de valores? – ou seria, uma inversão de valores? Digo isso porque num tempo não tão distante tínhamos Deus como autoridade máxima e mesmo alguns de nós desviados, tínhamos a preocupação de não entristecer a Deus. Pecado era algo que evitávamos, porque pecado era pecado, quebrava e quebra a comunhão com o nosso Deus, entretanto, na sociedade dita moderna em que fazemos parte, os valores mudaram; - agora, o homem, independentemente da vontade divina, é quem define todas as coisas, as possíveis e as impossíveis, o futuro pertence à ciência humana da tecnologia, eu sou o que quero ser e ninguém tem nada com isso, o certo é errado, o precioso tornou-se vil, e por aí vai, como dizia um amigo pregador.
     Isso me lembra a história de Noé, Noé viveu num tempo em que Deus, nosso ser supremo, deixou de ser a primeira pessoa e foi pelo mundo antigo esquecido, as pessoas faziam o que queriam, não se importavam em buscar, ou ao menos honrar a Deus; isso trouxe conseqüências gravíssimas porque Deus estabeleceu um juízo sobre os homens exterminando a raça ficando de fora somente Noé e sua família. - Será como Deus está se sentindo?, Sim, porque Deus tem sentimentos, afinal Ele é amor, como será que Ele está se sentindo vendo uma sociedade que é fruto do seu trabalho simplesmente o ignorando?; Tornando-o fábula,  esquecendo-se d’Ele; - O profeta João Batista diz que o machado está posto à raiz das árvores, pois a árvore que não dá fruto será cortada; que árvore somos? As que honram ou as que desonram a Deus?
     Sabemos que a geração de Noé está aí, geração que não nega a Jesus em meio a uma sociedade corrompida pela sua arrogância e soberba; uma sociedade que inverteu valores, que não se importa em pecar porque pecado não significa nada pra ela, e fazendo isso ela ignora a soberania de Deus e desprestigia a santidade do Senhor, uma sociedade organizada contra tudo o que se chama Deus ela certamente vai cair, contudo, Deus não deixou de ser santo, não deixou de ser Deus, não deixou de ser justo e Ele não tolera ser ignorado. Avante geração de Noé, geração de homens e mulheres obedientes ao Senhor, que odeia o pecado, que como Noé não pára de pregar, geração que valida nos seus atos e pensamentos a morte e ressurreição de Jesus Cristo, o Senhor do Universo. Amém!

     - Atendei-me, povo meu, e escutai-me, nação minha; porque de mim sairá a lei, e estabelecerei o meu direito como luz dos povos. Isaías 51.4.