quarta-feira, 13 de julho de 2011

AS BODAS DE CANÁ.

Jesus principiou assim os seus sinais em Caná da galiléia, e manifestou a sua glória; e os seus discípulos creram nele. João 2:11
Bem, vamos falar um pouco de todo o capítulo 2 do livro de João que nos oferece o entendimento de uma profecia que se cumpriria naqueles dias uma parte com a morte e ressurreição do Senhor Jesus, e a outra parte que fala da vida em comunhão da igreja fiel, isto até os nossos dias.
Pois bem, o capítulo 2 começa dizendo que ao terceiro dia aconteceria um casamento, Jesus estava no começo do seu ministério e estava nos dizendo que tudo mudaria a partir da sua morte e ressurreição, mudaria a forma de culto, mudaria a essência do homem, mudaria os rumos da humanidade.
O versículo 1 curiosamente nos informa que havia uma pessoa próxima a Jesus, a sua mãe, que por sua vez queria mostrar algum controle sobre o Senhor quando disse na presença dos serventes que não havia vinho, uma forma de forçar Jesus a fazer um milagre, estava no tempo dela, e queria impor a ele a sua forma de ver as coisas. Jesus que, por conseguinte, não aceitou aquela posição e disse à sua mãe que não era ainda à sua hora. Maria representava a velha razão, razão esta que sempre afastou o homem do Deus Espírito, seu criador. A razão é algo que está sempre nos acompanhando, a razão sempre nos diz que devemos procurar os interesses desta vida a todo custo, a revelação nos fala que devemos lembrar das profecias, e nos situar no raio de ação do Espírito. O salmista Daví fala da razão no salmo 55:12,13,14, ele expressa que o que lhe angustiava não era o inimigo que estava armado do outro lado, porque se fosse ele poderia vencê-lo, mas o que lhe incomodava era saber que o seu inimigo estava o tempo todo dentro dele, e com ele ia aos cultos...  Aquele casamento era o simbolismo de algo perfeito que acontecerá dentro em breve, o encontro de Jesus e a sua imaculada igreja.  As seis talhas, falam justamente de nós, àquelas talhas serviam simplesmente para fazer a purificação dos judeus. Amados, a água, que era colocada dentro daquelas talhas, só servia para purificar o exterior do homem, o culto prestado até aquele momento profético, era um culto liturgicamente voltado para os costumes de um povo, tudo era material, a purificação, a morte dos animais, o incenso, e muitos outros atos que não passavam de uma forma exterior de simbolicamente servir a Deus, a pessoa podia muito bem cumprir aqueles ritos e ter um coração amplamente contaminado pelo pecado. O que Jesus fez naquele momento transformando a água em vinho foi dizer, basta! O homem agora teria que deixar que o seu interior fosse tomado pelo Espírito Santo, não era mais possível continuar com aquele culto de aparência, era preciso mudar.  Agora era o vinho novo que seria tomado, e que tiraria o homem de sua razão ( quando falamos de razão dizemos que quando servimos a Deus não podemos deixar que a nossa mente nos domine a ponto de não percebermos Deus falar conosco), e o faria caminhar a mercê do Espírito Santo. Agora é vinho novo, mente nova, caminhada nova, é o bom vinho que nos está sendo servido pelo Senhor Jesus, vinho de qualidade, é o seu Espírito derramado na cruz do calvário para nos transformar, nos fazer nascer de novo da água e do Espírito. A igreja fiel não está interessada num evangelho de rituais, de pormenores materiais que somente financiam a razão na vida do homem. A igreja fiel quer vinho novo, ela quer ingerir aquilo que sai do trono de Deus, ela quer viver os seus dias aqui movida pelo vinho do Espírito Santo que é o sangue de Jesus derramado em seu favor. Neste momento quantas pessoas estão vivendo de aparência, vivendo um culto simbólico, não se entregando ao Senhor. Quantos, tem vivido a experiência das talhas de água, estão somente tirando a poeira de sobre si e escondendo o pecado que corrói as suas almas. Quantos estão nesta última hora vivendo um evangelho de aparência, se escondendo debaixo de uma religião sem experimentar o vinho novo que é a experiência do sangue de Jesus na nossa vida. Os discípulos de Jesus creram n’Ele naquele momento, foi o primeiro sinal de Jesus à vista dos seus discípulos. Jesus hoje quer fazer o primeiro milagre na sua vida também, Ele quer tirar você da razão imposta pelo o parentesco da carne e te fazer viver uma nova experiência com Ele. Vivamos o vinho novo.

A PAZ DE JESUS A TODOS!    

Nenhum comentário:

Postar um comentário